Introdução: Na mensagem de hoje vamos compartilhar sobre arrependimento e confissão de pecado. Esses dois elementos são absolutamente necessários à salvação, porque foi isso que Jesus ensinou ? veja Lucas 24:45-47 .
Na Bíblia inteira não vemos nenhuma promessa de que acharemos perdão e paz se não houver em nós um coração arrependido e disposto a confessar isso a Deus. Mas temos uma promessa em Provérbios 28:13 "Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona".
Encontramos na Bíblia Sete homens que disseram a frase: "EU PEQUEI". Cada um deles é um exemplo de como a confissão pode ter diferentes formas e resultados. Vamos compartilhar isso hoje.
1. O arrependimento de Faraó. Diante de Moisés ele diz: "eu pequei". Mas, o que isso significa? Ler Êxodo 9:22-28 e 34 - Faraó é exemplo de pecador endurecido. Muitos confessam estarem arrependidos por causa de situações: enfermidade séria, ameaça de perder casamento, a família, etc. ou motivos de perdas financeiras, problemas com filhos, etc. Mas quando o terror passa o arrependimento também acaba, e tudo volta como antes. O arrependimento que nasceu na tempestade acaba morrendo na calmaria. Muitos hoje também são assim. Jesus avisou que essa atitude faz a vida ficar pior que antes ? Leia Lucas 11:24-26.
2. O arrependimento de Balaão. Ele começou a fazer algo errado, mas diante do Anjo do Senhor ele diz: "Eu pequei" - Num.22:31-34 - Aqui temos um homem inconstante e indeciso - não sabe bem o que quer. Ele se curva para o bem e para o mal igualmente. Você vê Balaão no alto do monte abençoando o povo de Israel por três vezes, e pensa que ele é alguém de Deus, pelo que está ouvindo ele falar. Crente tipo Balaão não vive o que prega. Ele não disse palavras de maldição sobre o povo de Deus, seu discurso era bonito, mas orientou o rei inimigo a instigar as mulheres moabitas a terem relações com os israelitas e influenciá-los na adoração a ídolos. Leia Ap. 2:12-14
3. O Arrependimento de Saul - Leia 1 Sl. 15:24 - Saul representa o arrependimento sem sinceridade - Samuel o repreende e ele apresenta uma desculpa "fiquei com medo do povo". Isso não era verdade porque Saul não temia ninguém. Outra desculpa dele foi que os animais poupados eram para sacrifício no altar do Senhor. Era o tipo dissimulador (fingido) perigoso - As vezes ele se encontrava entre os profetas e profetizava - Ler 1 Samuel 10:10. Mas também vemos Saul consultando uma bruxa - Ler 1 Sm. 28:3-15.
Temos crentes assim nas igrejas hoje - eles concordam com a Palavra mas não a levam a sério e fazem coisas que ofendem a Deus e acham que não tem problemas. Quem confessa seu pecado sem sinceridade está zombando de Deus - isso é ofensa grave.
Temos crentes assim nas igrejas hoje - eles concordam com a Palavra mas não a levam a sério e fazem coisas que ofendem a Deus e acham que não tem problemas. Quem confessa seu pecado sem sinceridade está zombando de Deus - isso é ofensa grave.
4. O arrependimento de Acã - é o chamado de arrependimento duvidoso. Porque foi descoberto é que confessou. Josué 7:19-21. Quem foi descoberto e se arrepende de verdade nunca mais volta a fazer o erro. Quem continua a pecar mostra sua falta de arrependimento. Isso é perigoso. Cuidado! Esse tipo de arrependimento traz a morte eterna ? Acã e sua família morreram.
5. O arrependimento de Judas - Mat. 27:3-5. - esse é o pior tipo de todos os arrependimentos. Vamos chamá-lo de "remorso de consciência" .- Jesus o avisou antes, mas ele não se arrependeu. Mat. 26:14-25. Hoje O Espírito Santo está avisando muitos aqui, o que você irá fazer. Não copie Judas.
6. O Arrependimento de Davi - Este é o maior exemplo de um homem santo que pecou e se arrependeu. Podemos ler a sua confissão no Salmo 51:1-17. Quem é mesmo filho de Deus segue esse modelo. Fica cheio de contrição, de pranto e de humilhação e confessa ao Senhor adquirindo forças para levantar a cabeça e continuar fazendo a obra de Deus.
7. O arrependimento do filho pródigo - um exemplo a ser seguido - Lucas 15:18-19. A frase "Pai, pequei contra Deus e contra o senhor" revela o que deve estar na boca e coração do verdadeiro arrependido. O verdadeiro arrependimento conserta as coisas com Deus e com as pessoas. Cuidado com o aviso de Jesus em - Mat. 7:21-23 -
HOJE é dia de oportunidade. Analise o tipo de arrependimento que você teve. Só o verdadeiro é que traz salvação
Nenhum comentário:
Postar um comentário